Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade
No contexto de sistemas operacionais e gerenciamento de dados, "snapshots" são cópias instantâneas do estado de um sistema ou de um conjunto de dados em um determinado momento. Eles são amplamente utilizados em ambientes de virtualização e armazenamento para garantir a integridade dos dados e facilitar a recuperação em caso de falhas. No entanto, o conceito de snapshots como é comumente entendido em sistemas como VMware ou ZFS não é diretamente aplicável ao ambiente Apple, especialmente no macOS, que não possui uma funcionalidade de snapshot integrada para o sistema de arquivos como o ZFS.
No entanto, o macOS oferece algumas funcionalidades que podem servir como alternativas ou equivalentes aos snapshots, como o Time Machine e as funcionalidades de backup do APFS (Apple File System).
Time Machine: O Time Machine é a solução de backup nativa do macOS que permite aos usuários fazer backup de seus dados e restaurar versões anteriores de arquivos. Ele não cria snapshots no sentido tradicional, mas permite que você restaure seu sistema a um estado anterior.
Como configurar o Time Machine:
Isso configurará backups automáticos que podem ser usados para restaurar o sistema a um estado anterior.
Snapshots do APFS: O APFS, sistema de arquivos padrão para macOS, iOS, e outros sistemas Apple, suporta snapshots que são usados principalmente para ajudar no processo de atualização do sistema.
Como criar um snapshot APFS via Terminal:
Abra o Terminal.
Use o seguinte comando para criar um snapshot:
sudo tmutil localsnapshot
Para listar os snapshots existentes, use:
tmutil listlocalsnapshots /
Para deletar um snapshot específico:
sudo tmutil deletelocalsnapshots <snapshot-date>
Esses comandos permitem que você gerencie snapshots locais no sistema de arquivos APFS.
Embora o macOS não ofereça uma interface gráfica direta para gerenciar snapshots como em alguns outros sistemas, o uso do Time Machine e dos comandos do APFS fornece funcionalidades semelhantes que podem ser usadas para proteger e restaurar dados de forma eficaz.