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GameKit é um framework da Apple que permite a criação de funcionalidades de jogos multiplayer e sociais em dispositivos iOS, macOS e tvOS. Ele é essencial para desenvolvedores que desejam adicionar recursos como matchmaking, leaderboards, achievements e muito mais aos seus jogos. Este artigo técnico irá guiá-lo através do processo de implementação de funcionalidades básicas de GameKit em um aplicativo iOS, mostrando a importância de integrar essas funcionalidades para melhorar a experiência do usuário e aumentar o engajamento.
Exemplos:
Configuração Inicial do Projeto:
Info.plist
e adicione a chave NSLocalNetworkUsageDescription
com uma descrição do motivo pelo qual seu aplicativo precisa acessar a rede local.Importando e Configurando GameKit:
import GameKit
class GameViewController: UIViewController, GKGameCenterControllerDelegate {
override func viewDidLoad() {
super.viewDidLoad()
authenticateLocalPlayer()
}
func authenticateLocalPlayer() {
let localPlayer = GKLocalPlayer.local
localPlayer.authenticateHandler = { (viewController, error) in
if let vc = viewController {
self.present(vc, animated: true, completion: nil)
} else if localPlayer.isAuthenticated {
print("Player authenticated")
} else {
print("Player not authenticated")
}
}
}
func showLeaderboard() {
let gcVC = GKGameCenterViewController()
gcVC.gameCenterDelegate = self
gcVC.viewState = .leaderboards
present(gcVC, animated: true, completion: nil)
}
func gameCenterViewControllerDidFinish(_ gameCenterViewController: GKGameCenterViewController) {
gameCenterViewController.dismiss(animated: true, completion: nil)
}
}
Adicionando Funcionalidades de Multiplayer:
func findMatch() {
let request = GKMatchRequest()
request.minPlayers = 2
request.maxPlayers = 4
let matchmakerVC = GKMatchmakerViewController(matchRequest: request)
matchmakerVC?.matchmakerDelegate = self
present(matchmakerVC!, animated: true, completion: nil)
}
extension GameViewController: GKMatchmakerViewControllerDelegate {
func matchmakerViewControllerWasCancelled(_ viewController: GKMatchmakerViewController) {
viewController.dismiss(animated: true, completion: nil)
}
func matchmakerViewController(_ viewController: GKMatchmakerViewController, didFailWithError error: Error) {
print("Failed to find match: \(error.localizedDescription)")
}
func matchmakerViewController(_ viewController: GKMatchmakerViewController, didFind match: GKMatch) {
viewController.dismiss(animated: true, completion: nil)
// Handle the match
}
}
Enviando e Recebendo Dados no Jogo:
extension GameViewController: GKMatchDelegate {
func match(_ match: GKMatch, didReceive data: Data, fromRemotePlayer player: GKPlayer) {
// Handle received data
}
func sendDataToAllPlayers(data: Data) {
do {
try match.sendData(toAllPlayers: data, with: .reliable)
} catch {
print("Error sending data: \(error.localizedDescription)")
}
}
}