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O gameCenterDelegate é uma classe do framework GameKit da Apple que permite a comunicação entre o aplicativo e o Game Center, a plataforma de jogos online da Apple. Neste artigo, vamos aprender como implementar o gameCenterDelegate em um aplicativo iOS.
Antes de começar, certifique-se de ter configurado o Game Center no seu projeto. Para isso, você precisa ter uma conta de desenvolvedor da Apple e habilitar o Game Center nas configurações do seu aplicativo.
Passo 1: Importar o framework GameKit Para começar, importe o framework GameKit no seu arquivo de implementação:
import GameKit
Passo 2: Definir o gameCenterDelegate Em seguida, defina uma classe que irá implementar o protocolo GKGameCenterControllerDelegate. Essa classe será responsável por lidar com os eventos do Game Center, como autenticação do jogador, exibição de placares e conquistas, entre outros.
class GameViewController: UIViewController, GKGameCenterControllerDelegate {
// Implemente os métodos do gameCenterDelegate aqui
}
Passo 3: Implementar os métodos do gameCenterDelegate Agora, vamos implementar os métodos do gameCenterDelegate para lidar com os eventos do Game Center. Aqui estão alguns exemplos:
func gameCenterViewControllerDidFinish(_ gameCenterViewController: GKGameCenterViewController) {
gameCenterViewController.dismiss(animated: true, completion: nil)
}
func showLeaderboard() {
let viewController = GKGameCenterViewController()
viewController.gameCenterDelegate = self
viewController.viewState = .leaderboards
viewController.leaderboardIdentifier = "leaderboard_identifier"
present(viewController, animated: true, completion: nil)
}
func showAchievements() {
let viewController = GKGameCenterViewController()
viewController.gameCenterDelegate = self
viewController.viewState = .achievements
present(viewController, animated: true, completion: nil)
}
Passo 4: Chamar os métodos do gameCenterDelegate Por fim, chame os métodos do gameCenterDelegate no momento apropriado do seu aplicativo. Por exemplo, você pode chamar o método showLeaderboard quando o jogador concluir um nível ou atingir uma pontuação alta:
func levelCompleted() {
// Lógica do jogo...
showLeaderboard()
}
Alternativas ou equivalentes viáveis em outros ambientes: