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O GKMatchmakerViewControllerDelegate é uma classe no ambiente Apple que permite a criação e gerenciamento de partidas multiplayer usando o GameKit framework. Neste artigo, vamos explorar como usar o GKMatchmakerViewControllerDelegate para criar partidas multiplayer em um aplicativo iOS.
Antes de começarmos, é importante mencionar que o GameKit framework e o GKMatchmakerViewControllerDelegate só estão disponíveis para desenvolvedores que possuem uma conta de desenvolvedor da Apple e estão usando o Xcode para desenvolver aplicativos iOS.
Para começar, você precisará importar o GameKit framework no seu projeto. Para fazer isso, abra o seu projeto no Xcode, clique com o botão direito na pasta "Frameworks" e selecione "Add Files to [Nome do Projeto]". Navegue até a pasta do SDK da Apple e selecione o GameKit.framework para importá-lo para o seu projeto.
Agora que você tem o GameKit framework no seu projeto, você pode começar a usar o GKMatchmakerViewControllerDelegate. A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma instância de GKMatchmakerViewController e definir o seu delegate como a classe que implementa o GKMatchmakerViewControllerDelegate.
Aqui está um exemplo de código que mostra como criar uma instância de GKMatchmakerViewController e definir o delegate:
import GameKit
class MyViewController: UIViewController, GKMatchmakerViewControllerDelegate {
func createMatch() {
let matchmakerViewController = GKMatchmakerViewController()
matchmakerViewController?.matchmakerDelegate = self
}
}
Agora que você tem a instância de GKMatchmakerViewController com o delegate definido, você pode apresentar a view do GKMatchmakerViewController ao usuário. Isso pode ser feito chamando o método presentViewController(_:animated:completion:) na sua view controller atual.
func createMatch() {
let matchmakerViewController = GKMatchmakerViewController()
matchmakerViewController?.matchmakerDelegate = self
presentViewController(matchmakerViewController, animated: true, completion: nil)
}
Quando o usuário selecionar uma partida ou cancelar a seleção, o GKMatchmakerViewControllerDelegate será notificado e você poderá tratar esses eventos implementando os métodos do delegate.
Por exemplo, o método matchmakerViewController(_:didFind:) será chamado quando o usuário selecionar uma partida. Você pode implementar esse método para iniciar a partida e configurar a comunicação entre os jogadores.
func matchmakerViewController(_ viewController: GKMatchmakerViewController, didFind match: GKMatch) {
// Iniciar a partida e configurar a comunicação entre os jogadores
}
Outro método importante é o matchmakerViewController(_:didFailWithError:), que será chamado quando ocorrer um erro durante a busca por partidas. Você pode implementar esse método para exibir uma mensagem de erro ao usuário.
func matchmakerViewController(_ viewController: GKMatchmakerViewController, didFailWithError error: Error) {
// Exibir mensagem de erro ao usuário
}
Esses são apenas alguns exemplos de como usar o GKMatchmakerViewControllerDelegate no ambiente Apple. Existem muitos outros métodos disponíveis no delegate que você pode explorar para criar uma experiência multiplayer completa no seu aplicativo iOS.