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Como utilizar o StreamDelegate no ambiente Apple

O StreamDelegate é uma classe do framework Foundation no ambiente Apple, que permite a comunicação entre objetos que usam streams de dados, como sockets de rede, pipes e arquivos. Neste artigo, vamos explorar como utilizar o StreamDelegate para estabelecer e gerenciar a comunicação entre esses objetos.

Para começar, é importante entender que o StreamDelegate é uma interface que define os métodos que um objeto delegado deve implementar para receber notificações sobre eventos relacionados ao stream de dados. Esses eventos podem incluir a abertura, fechamento, erro ou disponibilidade de dados para leitura ou escrita.

Vamos considerar um exemplo prático de utilização do StreamDelegate para criar uma conexão de rede TCP/IP. Primeiro, precisamos criar um objeto que represente o socket de rede. Podemos fazer isso utilizando a classe Stream, que é uma abstração para streams de dados em geral.

import Foundation

class NetworkConnection: NSObject, StreamDelegate {
    var inputStream: InputStream?
    var outputStream: OutputStream?

    func connect(host: String, port: Int) {
        Stream.getStreamsToHost(withName: host, port: port, inputStream: &inputStream, outputStream: &outputStream)

        inputStream?.delegate = self
        outputStream?.delegate = self

        inputStream?.schedule(in: .current, forMode: .default)
        outputStream?.schedule(in: .current, forMode: .default)

        inputStream?.open()
        outputStream?.open()
    }

    // Implementar os métodos do StreamDelegate aqui
}

No exemplo acima, criamos uma classe NetworkConnection que implementa o protocolo StreamDelegate. Essa classe possui duas propriedades, inputStream e outputStream, que representam os streams de entrada e saída respectivamente.

O método connect é responsável por estabelecer a conexão com o servidor de rede. Primeiro, utilizamos o método estático getStreamsToHost da classe Stream para obter os streams de entrada e saída para o host e porta especificados. Em seguida, configuramos o objeto delegado para receber notificações sobre eventos relacionados aos streams.

É importante ressaltar que o objeto delegado deve implementar os métodos do protocolo StreamDelegate para receber essas notificações. Por exemplo, podemos implementar o método stream(_:handle:) para receber dados disponíveis para leitura:

func stream(_ aStream: Stream, handle eventCode: Stream.Event) {
    if aStream == inputStream {
        switch eventCode {
        case .hasBytesAvailable:
            // Ler dados disponíveis no inputStream
        case .endEncountered:
            // Fim do stream de entrada
        case .errorOccurred:
            // Ocorreu um erro no inputStream
        default:
            break
        }
    } else if aStream == outputStream {
        // Implementar lógica para eventos do outputStream
    }
}

No exemplo acima, verificamos se o evento ocorreu no inputStream ou outputStream e tratamos cada caso separadamente. No caso do evento .hasBytesAvailable, podemos ler os dados disponíveis no inputStream. No caso do evento .endEncountered, significa que o stream de entrada foi fechado pelo servidor. Já no caso do evento .errorOccurred, ocorreu um erro no inputStream.

Além disso, é importante lembrar de desagendar os streams e fechá-los quando não forem mais necessários:

func disconnect() {
    inputStream?.close()
    outputStream?.close()

    inputStream?.remove(from: .current, forMode: .default)
    outputStream?.remove(from: .current, forMode: .default)

    inputStream?.delegate = nil
    outputStream?.delegate = nil

    inputStream = nil
    outputStream = nil
}

No exemplo acima, o método disconnect fecha e desagenda os streams, remove o objeto delegado e limpa as referências para os streams.

Em resumo, o StreamDelegate é uma classe do framework Foundation no ambiente Apple que permite a comunicação entre objetos que usam streams de dados. Utilizando o StreamDelegate, podemos estabelecer e gerenciar a comunicação entre esses objetos de forma eficiente e flexível.

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