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O StreamDelegate é uma classe do framework Foundation no ambiente Apple, que permite a comunicação entre objetos que usam streams de dados, como sockets de rede, pipes e arquivos. Neste artigo, vamos explorar como utilizar o StreamDelegate para estabelecer e gerenciar a comunicação entre esses objetos.
Para começar, é importante entender que o StreamDelegate é uma interface que define os métodos que um objeto delegado deve implementar para receber notificações sobre eventos relacionados ao stream de dados. Esses eventos podem incluir a abertura, fechamento, erro ou disponibilidade de dados para leitura ou escrita.
Vamos considerar um exemplo prático de utilização do StreamDelegate para criar uma conexão de rede TCP/IP. Primeiro, precisamos criar um objeto que represente o socket de rede. Podemos fazer isso utilizando a classe Stream
, que é uma abstração para streams de dados em geral.
import Foundation
class NetworkConnection: NSObject, StreamDelegate {
var inputStream: InputStream?
var outputStream: OutputStream?
func connect(host: String, port: Int) {
Stream.getStreamsToHost(withName: host, port: port, inputStream: &inputStream, outputStream: &outputStream)
inputStream?.delegate = self
outputStream?.delegate = self
inputStream?.schedule(in: .current, forMode: .default)
outputStream?.schedule(in: .current, forMode: .default)
inputStream?.open()
outputStream?.open()
}
// Implementar os métodos do StreamDelegate aqui
}
No exemplo acima, criamos uma classe NetworkConnection
que implementa o protocolo StreamDelegate
. Essa classe possui duas propriedades, inputStream
e outputStream
, que representam os streams de entrada e saída respectivamente.
O método connect
é responsável por estabelecer a conexão com o servidor de rede. Primeiro, utilizamos o método estático getStreamsToHost
da classe Stream
para obter os streams de entrada e saída para o host e porta especificados. Em seguida, configuramos o objeto delegado para receber notificações sobre eventos relacionados aos streams.
É importante ressaltar que o objeto delegado deve implementar os métodos do protocolo StreamDelegate
para receber essas notificações. Por exemplo, podemos implementar o método stream(_:handle:)
para receber dados disponíveis para leitura:
func stream(_ aStream: Stream, handle eventCode: Stream.Event) {
if aStream == inputStream {
switch eventCode {
case .hasBytesAvailable:
// Ler dados disponíveis no inputStream
case .endEncountered:
// Fim do stream de entrada
case .errorOccurred:
// Ocorreu um erro no inputStream
default:
break
}
} else if aStream == outputStream {
// Implementar lógica para eventos do outputStream
}
}
No exemplo acima, verificamos se o evento ocorreu no inputStream
ou outputStream
e tratamos cada caso separadamente. No caso do evento .hasBytesAvailable
, podemos ler os dados disponíveis no inputStream
. No caso do evento .endEncountered
, significa que o stream de entrada foi fechado pelo servidor. Já no caso do evento .errorOccurred
, ocorreu um erro no inputStream
.
Além disso, é importante lembrar de desagendar os streams e fechá-los quando não forem mais necessários:
func disconnect() {
inputStream?.close()
outputStream?.close()
inputStream?.remove(from: .current, forMode: .default)
outputStream?.remove(from: .current, forMode: .default)
inputStream?.delegate = nil
outputStream?.delegate = nil
inputStream = nil
outputStream = nil
}
No exemplo acima, o método disconnect
fecha e desagenda os streams, remove o objeto delegado e limpa as referências para os streams.
Em resumo, o StreamDelegate é uma classe do framework Foundation no ambiente Apple que permite a comunicação entre objetos que usam streams de dados. Utilizando o StreamDelegate, podemos estabelecer e gerenciar a comunicação entre esses objetos de forma eficiente e flexível.