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On-Demand Resources (ODRs) são uma funcionalidade poderosa no ambiente de desenvolvimento iOS que permite que os desenvolvedores façam o download de partes do conteúdo de um aplicativo conforme necessário, em vez de incluir todos os recursos no pacote inicial do aplicativo. Isso pode reduzir significativamente o tamanho inicial do download do aplicativo, melhorar a experiência do usuário e otimizar o uso de armazenamento no dispositivo.
Neste artigo, vamos explorar como configurar e utilizar ODRs em um aplicativo iOS, incluindo exemplos práticos de código.
ODRs permitem que você marque certos recursos do seu aplicativo (como imagens, vídeos, e outros arquivos) para serem baixados sob demanda. Esses recursos são agrupados em "tags" e podem ser solicitados pelo aplicativo conforme necessário.
Adicionar Recursos ao Projeto:
Configurar
Modificar o Info.plist:
NSOnDemandResources
com um dicionário de tags e seus respectivos recursos.Para solicitar recursos sob demanda, você utilizará a classe NSBundleResourceRequest
. Aqui está um exemplo de como fazer isso:
import Foundation
class ResourceManager {
var resourceRequest: NSBundleResourceRequest?
func loadResources(withTags tags: Set<String>, completion: @escaping (Bool) -> Void) {
resourceRequest = NSBundleResourceRequest(tags: tags)
resourceRequest?.beginAccessingResources { error in
if let error = error {
print("Error accessing resources: \(error.localizedDescription)")
completion(false)
} else {
print("Resources successfully loaded")
completion(true)
}
}
}
func endAccessingResources() {
resourceRequest?.endAccessingResources()
}
}
Vamos supor que você tem um jogo que possui níveis adicionais que não precisam ser baixados inicialmente. Você pode configurar esses níveis como ODRs e baixá-los conforme o jogador progride.
Adicionar Níveis como Recursos:
Solicitar Níveis Sob Demanda:
import UIKit
class GameViewController: UIViewController {
let resourceManager = ResourceManager()
func loadNextLevel(level
resourceManager.loadResources(with
if success {
// Carregar o nível no jogo
self.loadLevel(tag: levelTag)
} else {
// Lidar com o erro
print("Failed to load level resources")
}
}
}
func loadLevel(tag: String) {
// Código para carregar e apresentar o nível
}
}
On-Demand Resources são uma ferramenta valiosa para desenvolvedores iOS que desejam otimizar o tamanho do download inicial de seus aplicativos e melhorar a experiência do usuário. Ao seguir as etapas descritas acima, você pode facilmente configurar e utilizar ODRs em seu aplicativo.