Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade
A segurança é uma preocupação constante para todos os usuários de computadores, incluindo aqueles que utilizam sistemas Apple. Embora os dispositivos Apple sejam conhecidos por sua robustez em termos de segurança, eles não estão completamente imunes a malware. Este artigo técnico irá guiá-lo através do processo de verificação e remoção de malware em sistemas Apple, utilizando ferramentas nativas e de terceiros.
O macOS vem com uma ferramenta de segurança integrada chamada XProtect, que verifica automaticamente o sistema em busca de malware conhecido. Embora o XProtect funcione em segundo plano, você pode verificar manualmente se ele está atualizado:
# Verifique a versão do XProtect no seu sistema
defaults read /System/Library/CoreServices/CoreTypes.bundle/Contents/Resources/XProtect.meta.plist
Você pode usar o Terminal para verificar processos suspeitos e arquivos maliciosos. Aqui está um exemplo de como listar processos que estão em execução e verificar se há algo suspeito:
# Listar todos os processos em execução
ps aux
# Verificar arquivos modificados recentemente
find / -mtime -1 -ls
Além das ferramentas nativas, existem várias ferramentas de terceiros que podem ser usadas para verificar e remover malware de sistemas Apple. Uma das mais populares é o Malwarebytes.
Instalação do Malwarebytes:
Usando o Malwarebytes para Verificar Malware:
# Abra o Malwarebytes e clique em 'Scan' para iniciar a verificação
open -a "Malwarebytes"
O Activity Monitor é uma ferramenta nativa que pode ser usada para identificar processos suspeitos. Aqui está como você pode usá-lo:
Se você identificar um arquivo ou processo malicioso, pode removê-lo manualmente usando o Terminal:
# Mover o arquivo malicioso para a lixeira
mv /path/to/malicious/file ~/.Trash/
# Esvaziar a lixeira
rm -rf ~/.Trash/*