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Como Integrar e Utilizar um Keypad com Arduino

Os keypads são dispositivos de entrada que permitem que um usuário insira dados numéricos ou alfanuméricos em um sistema. Eles são amplamente utilizados em sistemas de segurança, caixas eletrônicos, e muitos outros dispositivos eletrônicos. No ambiente Arduino, os keypads podem ser facilmente integrados para projetos que exigem entrada de dados do usuário.

Exemplos:

Para este exemplo, vamos usar um keypad matricial 4x4 e um Arduino Uno. O objetivo é capturar a tecla pressionada e exibi-la no monitor serial.

Componentes Necessários:

  • Arduino Uno
  • Keypad matricial 4x4
  • Jumpers
  • Protoboard (opcional)

Diagrama de Ligação:

Conecte os pinos do keypad aos pinos digitais do Arduino conforme a tabela abaixo:

Keypad Arduino
Linha 1 2
Linha 2 3
Linha 3 4
Linha 4 5
Coluna 1 6
Coluna 2 7
Coluna 3 8
Coluna 4 9

Código de Exemplo:

#include <Keypad.h>

// Defina o tamanho do keypad
const byte ROWS = 4; // quatro linhas
const byte COLS = 4; // quatro colunas

// Mapeamento das teclas do keypad
char keys[ROWS][COLS] = {
  {'1','2','3','A'},
  {'4','5','6','B'},
  {'7','8','9','C'},
  {'*','0','#','D'}
};

// Conexões dos pinos do keypad
byte rowPins[ROWS] = {2, 3, 4, 5}; // conecte às linhas do keypad
byte colPins[COLS] = {6, 7, 8, 9}; // conecte às colunas do keypad

// Inicializa o keypad
Keypad keypad = Keypad(makeKeymap(keys), rowPins, colPins, ROWS, COLS);

void setup() {
  Serial.begin(9600);
}

void loop() {
  char key = keypad.getKey();

  if (key) {
    Serial.println(key);
  }
}

Explicação do Código:

  1. Biblioteca Keypad: O código utiliza a biblioteca Keypad.h, que facilita a interface com keypads matriciais.
  2. Definição de Tamanho e Mapeamento: O keypad é definido como tendo 4 linhas e 4 colunas, e um array keys mapeia cada tecla para o seu caractere correspondente.
  3. Configuração dos Pinos: Os pinos do Arduino são configurados para se conectar às linhas e colunas do keypad.
  4. Leitura de Teclas: No loop principal, a função keypad.getKey() é usada para capturar a tecla pressionada, que é então exibida no monitor serial.

Este exemplo básico pode ser expandido para incluir funcionalidades como senha, controle de dispositivos, ou navegação em menus.

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