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Controle de Iluminação Residencial com Arduino

Público-Alvo: Entusiastas de eletrônica, programação e automação residencial com conhecimentos básicos em Arduino.

O controle de iluminação residencial é uma aplicação comum na automação residencial, proporcionando conveniência, economia de energia e segurança. Neste artigo, vamos explorar como utilizar o Arduino para criar um sistema de controle de iluminação residencial personalizado, permitindo aos usuários controlar remotamente as luzes de suas casas.

Projeto: O projeto consiste em criar um sistema que permita aos usuários controlar as luzes de suas casas por meio de um aplicativo móvel ou de um site. O objetivo é fornecer uma interface intuitiva e fácil de usar, permitindo que os usuários liguem, desliguem e ajustem a intensidade das luzes de diferentes cômodos da casa.

Para isso, será necessário utilizar os seguintes componentes:

  1. Arduino Uno - Plataforma de desenvolvimento utilizada para controlar o sistema de iluminação.
  2. Módulo Relé - Utilizado para controlar o acionamento das lâmpadas.
  3. Módulo WiFi - Para permitir a comunicação sem fio entre o Arduino e o aplicativo móvel ou site.
  4. Sensor de Luminosidade - Opcionalmente, pode ser utilizado para ajustar automaticamente a intensidade das luzes com base na luminosidade ambiente.
  5. LEDs - Utilizados para simular as lâmpadas dos cômodos no projeto de exemplo.

Exemplos: A seguir, apresentamos alguns exemplos de códigos para implementar o controle de iluminação residencial com o Arduino:

Exemplo 1: Ligar e desligar uma lâmpada

#include <WiFi.h>

const char* ssid = "nome_da_rede_wifi";
const char* password = "senha_da_rede_wifi";

void setup() {
  pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
  digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);

  // Conectar ao WiFi
  WiFi.begin(ssid, password);
  while (WiFi.status() != WL_CONNECTED) {
    delay(1000);
  }
}

void loop() {
  // Verificar se recebeu um comando para ligar ou desligar a lâmpada
  if (WiFi.available()) {
    String comando = WiFi.readString();
    if (comando == "ligar") {
      digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);
    } else if (comando == "desligar") {
      digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);
    }
  }
}

Exemplo 2: Ajustar a intensidade da luz com base na luminosidade ambiente

#include <WiFi.h>
#include <Wire.h>
#include <BH1750.h>

const char* ssid = "nome_da_rede_wifi";
const char* password = "senha_da_rede_wifi";

BH1750 sensor;

void setup() {
  // Inicializar o sensor de luminosidade
  sensor.begin();

  // Conectar ao WiFi
  WiFi.begin(ssid, password);
  while (WiFi.status() != WL_CONNECTED) {
    delay(1000);
  }
}

void loop() {
  // Medir a luminosidade ambiente
  float luminosidade = sensor.readLightLevel();

  // Enviar a luminosidade para o aplicativo móvel ou site

  // Ajustar a intensidade da luz com base na luminosidade
  analogWrite(LED_BUILTIN, map(luminosidade, 0, 65535, 0, 255));

  delay(1000);
}

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