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Público-Alvo: Iniciantes em Arduino que desejam aprender a utilizar um contador de tempo em seus projetos. Um contador de tempo é uma função muito útil em projetos Arduino, pois permite medir e controlar o tempo decorrido entre eventos. Isso pode ser aplicado em uma variedade de projetos, desde cronômetros simples até sistemas de controle de acesso baseados em tempo. Neste artigo, vamos explorar como criar um contador de tempo utilizando o Arduino e fornecer exemplos de código para diferentes casos de uso.
Projeto: O projeto consiste em criar um contador de tempo que inicia quando um botão é pressionado e para quando o mesmo botão é pressionado novamente. O objetivo é medir o tempo decorrido entre esses dois eventos e exibir esse valor em um display LCD.
Lista de componentes:
Exemplos: A seguir, apresentaremos um exemplo de código que realiza o projeto descrito acima:
#include <LiquidCrystal.h>
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);
const int buttonPin = 6;
int buttonState = 0;
unsigned long startTime = 0;
unsigned long elapsedTime = 0;
bool isCounting = false;
void setup() {
lcd.begin(16, 2);
lcd.print("Pressione o botao");
pinMode(buttonPin, INPUT);
}
void loop() {
buttonState = digitalRead(buttonPin);
if (buttonState == HIGH && !isCounting) {
startTime = millis();
isCounting = true;
lcd.clear();
lcd.print("Contando...");
}
if (buttonState == HIGH && isCounting) {
elapsedTime = millis() - startTime;
isCounting = false;
lcd.clear();
lcd.print("Tempo: ");
lcd.print(elapsedTime);
lcd.print(" ms");
}
}
Explicação do código:
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Se você gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos que também estão interessados em aprender sobre Arduino e criar projetos incríveis.