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Criando um Contador de Tempo com Arduino

Público-Alvo: Iniciantes em Arduino que desejam aprender a utilizar um contador de tempo em seus projetos. Um contador de tempo é uma função muito útil em projetos Arduino, pois permite medir e controlar o tempo decorrido entre eventos. Isso pode ser aplicado em uma variedade de projetos, desde cronômetros simples até sistemas de controle de acesso baseados em tempo. Neste artigo, vamos explorar como criar um contador de tempo utilizando o Arduino e fornecer exemplos de código para diferentes casos de uso.

Projeto: O projeto consiste em criar um contador de tempo que inicia quando um botão é pressionado e para quando o mesmo botão é pressionado novamente. O objetivo é medir o tempo decorrido entre esses dois eventos e exibir esse valor em um display LCD.

Lista de componentes:

  • Arduino Uno
  • Breadboard
  • Botão push-button
  • Resistor de 10k ohms
  • Display LCD 16x2
  • Potenciômetro de 10k ohms
  • Jumpers

Exemplos: A seguir, apresentaremos um exemplo de código que realiza o projeto descrito acima:

#include <LiquidCrystal.h>

LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

const int buttonPin = 6;
int buttonState = 0;
unsigned long startTime = 0;
unsigned long elapsedTime = 0;
bool isCounting = false;

void setup() {
  lcd.begin(16, 2);
  lcd.print("Pressione o botao");
  pinMode(buttonPin, INPUT);
}

void loop() {
  buttonState = digitalRead(buttonPin);

  if (buttonState == HIGH && !isCounting) {
    startTime = millis();
    isCounting = true;
    lcd.clear();
    lcd.print("Contando...");
  }

  if (buttonState == HIGH && isCounting) {
    elapsedTime = millis() - startTime;
    isCounting = false;
    lcd.clear();
    lcd.print("Tempo: ");
    lcd.print(elapsedTime);
    lcd.print(" ms");
  }
}

Explicação do código:

  • Primeiramente, importamos a biblioteca LiquidCrystal.h para utilizar o display LCD.
  • Em seguida, definimos as pinagens do display e do botão.
  • Na função setup(), inicializamos o display e definimos o pino do botão como entrada.
  • No loop principal, lemos o estado do botão.
  • Se o botão for pressionado e o contador não estiver ativo, armazenamos o tempo atual em startTime, exibimos uma mensagem no display e ativamos o contador.
  • Se o botão for pressionado e o contador estiver ativo, calculamos o tempo decorrido subtraindo o startTime do tempo atual, desativamos o contador e exibimos o tempo no display.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Se você gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos que também estão interessados em aprender sobre Arduino e criar projetos incríveis.

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