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A iluminação decorativa é uma aplicação popular da eletrônica que pode transformar ambientes, criando atmosferas únicas e personalizadas. Utilizando o Arduino, é possível desenvolver projetos de iluminação decorativa de maneira acessível e flexível, permitindo o controle preciso de LEDs e outros componentes luminosos. Este artigo abordará um projeto de iluminação decorativa com LEDs RGB, detalhando os componentes necessários, o código de controle e os desafios comuns.
Projeto: O projeto consiste em criar uma iluminação decorativa controlada por Arduino utilizando LEDs RGB. O objetivo é permitir que o usuário controle a cor e a intensidade dos LEDs através de um potenciômetro e botões. A funcionalidade principal será a mudança de cor dos LEDs em resposta à interação do usuário, proporcionando uma iluminação dinâmica e personalizada.
Lista de componentes:
Exemplos:
// Definição dos pinos dos LEDs RGB
int redPin = 9;
int greenPin = 10;
int bluePin = 11;
// Definição dos pinos dos botões
int buttonRed = 2;
int buttonGreen = 3;
int buttonBlue = 4;
// Definição do pino do potenciômetro
int potPin = A0;
// Variáveis para armazenar o estado dos botões
int buttonStateRed = 0;
int buttonStateGreen = 0;
int buttonStateBlue = 0;
// Variáveis para armazenar os valores de cor
int redValue = 0;
int greenValue = 0;
int blueValue = 0;
void setup() {
// Configuração dos pinos dos LEDs como saída
pinMode(redPin, OUTPUT);
pinMode(greenPin, OUTPUT);
pinMode(bluePin, OUTPUT);
// Configuração dos pinos dos botões como entrada
pinMode(buttonRed, INPUT);
pinMode(buttonGreen, INPUT);
pinMode(buttonBlue, INPUT);
// Inicialização da comunicação serial
Serial.begin(9600);
}
void loop() {
// Leitura do estado dos botões
buttonStateRed = digitalRead(buttonRed);
buttonStateGreen = digitalRead(buttonGreen);
buttonStateBlue = digitalRead(buttonBlue);
// Leitura do valor do potenciômetro
int potValue = analogRead(potPin);
// Mapeamento do valor do potenciômetro para a intensidade dos LEDs
int intensity = map(potValue, 0, 1023, 0, 255);
// Ajuste das cores com base nos botões pressionados
if (buttonStateRed == HIGH) {
redValue = intensity;
}
if (buttonStateGreen == HIGH) {
greenValue = intensity;
}
if (buttonStateBlue == HIGH) {
blueValue = intensity;
}
// Envio dos valores aos pinos dos LEDs
analogWrite(redPin, redValue);
analogWrite(greenPin, greenValue);
analogWrite(bluePin, blueValue);
// Impressão dos valores no monitor serial para depuração
Serial.print("Red: ");
Serial.print(redValue);
Serial.print(" Green: ");
Serial.print(greenValue);
Serial.print(" Blue: ");
Serial.println(blueValue);
// Pequena pausa para estabilidade
delay(100);
}
Comentários sobre o código:
redPin
, greenPin
e bluePin
definem os pinos PWM do Arduino conectados aos LEDs RGB.buttonRed
, buttonGreen
e buttonBlue
.potPin
.setup()
, os pinos dos LEDs são configurados como saídas e os pinos dos botões como entradas.loop()
, o estado dos botões e o valor do potenciômetro são lidos. Os valores dos LEDs são ajustados com base nos botões pressionados e na intensidade definida pelo potenciômetro.