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Público-Alvo: Entusiastas de eletrônica e programação interessados em aprender sobre projetos DIY com Arduino.
Neste artigo, vamos explorar um projeto DIY (faça você mesmo) utilizando o Arduino para criar um sistema de controle de iluminação. O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que permite a criação de projetos interativos e personalizados. Ao aprender a controlar a iluminação com o Arduino, você poderá aplicar esse conhecimento em diversos projetos, como automação residencial, iluminação de jardins, entre outros.
Projeto: O objetivo deste projeto é criar um sistema de controle de iluminação que permita ligar e desligar uma lâmpada por meio de um botão. Além disso, também será possível ajustar a intensidade da luz utilizando um potenciômetro. O projeto será composto por um Arduino Uno, um módulo relé, um botão, um potenciômetro e uma lâmpada.
Lista de componentes:
Exemplos: A seguir, apresentamos exemplos de códigos para o projeto de controle de iluminação com Arduino:
Exemplo 1: Ligando e desligando a lâmpada com o botão
const int buttonPin = 2;
const int relayPin = 3;
void setup() {
pinMode(buttonPin, INPUT);
pinMode(relayPin, OUTPUT);
}
void loop() {
if (digitalRead(buttonPin) == HIGH) {
digitalWrite(relayPin, HIGH);
} else {
digitalWrite(relayPin, LOW);
}
}
Neste exemplo, o botão é conectado ao pino 2 do Arduino e o módulo relé é conectado ao pino 3. O código verifica se o botão está pressionado e, se estiver, liga o relé, acendendo a lâmpada. Caso contrário, o relé é desligado, apagando a lâmpada.
Exemplo 2: Ajustando a intensidade da luz com o potenciômetro
const int potPin = A0;
const int relayPin = 3;
void setup() {
pinMode(potPin, INPUT);
pinMode(relayPin, OUTPUT);
}
void loop() {
int potValue = analogRead(potPin);
int brightness = map(potValue, 0, 1023, 0, 255);
analogWrite(relayPin, brightness);
}
Neste exemplo, o potenciômetro é conectado à entrada analógica A0 do Arduino e o módulo relé é conectado ao pino 3. O código lê o valor do potenciômetro e mapeia esse valor para um intervalo de 0 a 255, que representa a intensidade da luz. Em seguida, utiliza a função analogWrite
para ajustar a intensidade da lâmpada.
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