Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade
Público-Alvo: Usuários Intermediários
O gerenciamento de usuários e grupos é uma parte fundamental da administração de sistemas Linux. Ele permite que você controle quem tem acesso ao seu sistema e o que eles podem fazer nele. Isso inclui criar, deletar e modificar usuários e grupos, bem como gerenciar permissões de arquivos e diretórios.
Exemplos:
Adicionar um novo usuário:
sudo adduser nome_do_usuario
Este comando cria um novo usuário no sistema. Você precisará substituir 'nome_do_usuario' pelo nome desejado para o novo usuário.
Deletar um usuário:
sudo deluser nome_do_usuario
Este comando remove um usuário do sistema. Substitua 'nome_do_usuario' pelo nome do usuário que você deseja remover.
Criar um novo grupo:
sudo groupadd nome_do_grupo
Este comando cria um novo grupo no sistema. Substitua 'nome_do_grupo' pelo nome que você deseja para o novo grupo.
Adicionar um usuário a um grupo:
sudo usermod -aG nome_do_grupo nome_do_usuario
Este comando adiciona um usuário a um grupo existente. Substitua 'nome_do_grupo' pelo nome do grupo ao qual você deseja adicionar o usuário e 'nome_do_usuario' pelo nome do usuário que você deseja adicionar ao grupo.
Alterar o proprietário de um arquivo ou diretório:
sudo chown nome_do_usuario nome_do_arquivo
Este comando altera o proprietário de um arquivo ou diretório. Substitua 'nome_do_usuario' pelo nome do novo proprietário e 'nome_do_arquivo' pelo nome do arquivo ou diretório que você deseja alterar.
Se você achou este artigo útil, por favor, compartilhe com seus amigos e colegas! Quanto mais pessoas souberem sobre gerenciamento de usuários e grupos no Linux, mais seguros nossos sistemas serão. Além disso, se você tiver alguma dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar um comentário.