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Como Criar e Executar Projetos Unity no Windows

O Unity é uma das plataformas de desenvolvimento de jogos mais populares, permitindo a criação de experiências interativas em 2D e 3D. Ele é amplamente utilizado para desenvolver jogos, simulações e outras aplicações interativas. O Unity é totalmente compatível com o ambiente Windows, e este artigo irá guiá-lo no processo de instalação, criação e execução de projetos Unity no Windows.

Instalação do Unity no Windows

  1. Baixar o Unity Hub: O Unity Hub é uma ferramenta que facilita a instalação e gerenciamento de diferentes versões do Unity. Para começar, baixe o Unity Hub do site oficial da Unity.

  2. Instalar o Unity Hub: Execute o instalador do Unity Hub e siga as instruções na tela para completar a instalação.

  3. Instalar o Editor Unity:

    • Abra o Unity Hub.
    • Vá para a aba "Installs" (Instalações).
    • Clique em "Add" (Adicionar) para instalar uma nova versão do Unity.
    • Escolha a versão do Unity que deseja instalar e selecione os módulos adicionais necessários, como suporte para plataformas específicas (Windows, Android, iOS, etc.).
    • Clique em "Next" (Próximo) e siga as instruções para completar a instalação.

Criando um Novo Projeto Unity

  1. Abrir o Unity Hub: Inicie o Unity Hub e faça login com sua conta Unity.

  2. Criar um Novo Projeto:

    • Na aba "Projects" (Projetos), clique em "New" (Novo).
    • Escolha um template de projeto, como 2D, 3D, ou qualquer outro que atenda suas necessidades.
    • Dê um nome ao seu projeto e escolha o local onde ele será salvo.
    • Clique em "Create" (Criar) para iniciar o projeto.

Executando o Projeto Unity no Windows

  1. Abrir o Projeto: No Unity Hub, selecione o projeto que você criou para abri-lo no Editor Unity.

  2. Configurar as Configurações de Build:

    • No Editor Unity, vá para "File" > "Build Settings" (Configurações de Build).
    • Escolha a plataforma de destino, como "PC, Mac & Linux Standalone".
    • Certifique-se de que a cena principal do seu jogo está adicionada à lista de cenas a serem construídas.
  3. Construir e Executar o Projeto:

    • Clique em "Build and Run" (Construir e Executar) para compilar e executar seu projeto.
    • Escolha um diretório para salvar os arquivos de build.
    • O Unity irá compilar o projeto e, em seguida, executá-lo automaticamente.

Exemplo Prático: Criando um Jogo Simples

Aqui está um exemplo de como criar um jogo simples no Unity:

  1. Criar um Objeto 3D:

    • No Editor Unity, clique com o botão direito na Hierarquia e selecione "3D Object" > "Cube" para adicionar um cubo à cena.
  2. Adicionar um Script C#:

    • Na janela "Project", clique com o botão direito e selecione "Create" > "C# Script".
    • Nomeie o script como "MoverCubo".
    • Abra o script no Visual Studio ou outro editor de código e adicione o seguinte código:
using UnityEngine;

public class MoverCubo : MonoBehaviour
{
    public float velocidade = 5f;

    void Update()
    {
        float movimentoHorizontal = Input.GetAxis("Horizontal") * velocidade * Time.deltaTime;
        float movimentoVertical = Input.GetAxis("Vertical") * velocidade * Time.deltaTime;

        transform.Translate(movimentoHorizontal, 0, movimentoVertical);
    }
}
  1. Associar o Script ao Cubo:

    • Arraste o script "MoverCubo" para o cubo na Hierarquia para associá-lo.
  2. Executar o Jogo:

    • Clique no botão "Play" no Editor Unity para executar o jogo.
    • Use as teclas de seta para mover o cubo pela cena.

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