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Introdução à Computação Gráfica: Conceitos e Aplicações

Público-Alvo: Iniciantes em Computação Gráfica

A Computação Gráfica é uma área da computação que tem como objetivo criar, manipular e exibir imagens e animações por meio do uso de algoritmos e técnicas específicas. Neste artigo, vamos explorar os conceitos básicos dessa área, bem como suas aplicações em diferentes setores.

Exemplos:

  1. Algoritmo de Bresenham para desenho de linhas: Este algoritmo é amplamente utilizado para desenhar linhas em um plano de pixels. Ele utiliza cálculos matemáticos para determinar quais pixels devem ser ativados para formar uma linha reta entre dois pontos. O código a seguir exemplifica a implementação desse algoritmo em uma linguagem de programação:
function drawLine(x1, y1, x2, y2):
    dx = abs(x2 - x1)
    dy = abs(y2 - y1)
    slope = dy > dx

    if slope:
        x1, y1 = y1, x1
        x2, y2 = y2, x2

    if x1 > x2:
        x1, x2 = x2, x1
        y1, y2 = y2, y1

    dx = abs(x2 - x1)
    dy = abs(y2 - y1)
    error = dx / 2
    ystep = 1 if y1 < y2 else -1
    y = y1

    for x in range(x1, x2 + 1):
        plot(x, y)  # Função para ativar o pixel na coordenada (x, y)
        error -= dy
        if error < 0:
            y += ystep
            error += dx
  1. Renderização de objetos 3D utilizando OpenGL: OpenGL é uma API gráfica amplamente utilizada para renderização de objetos 3D em tempo real. O código a seguir demonstra como criar e renderizar um cubo utilizando OpenGL:
import glfw
from OpenGL.GL import *
from OpenGL.GLUT import *

def render():
    glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT | GL_DEPTH_BUFFER_BIT)
    glLoadIdentity()
    gluLookAt(0, 0, 5, 0, 0, 0, 0, 1, 0)

    # Desenhar o cubo
    glBegin(GL_QUADS)
    glColor3f(1, 0, 0)
    glVertex3f(1, 1, -1)
    glVertex3f(-1, 1, -1)
    glVertex3f(-1, 1, 1)
    glVertex3f(1, 1, 1)
    # ... outros vértices do cubo
    glEnd()

    glFlush()

def main():
    glfw.init()
    glfw.window_hint(glfw.RESIZABLE, GL_FALSE)
    window = glfw.create_window(800, 600, "Renderização 3D", None, None)
    glfw.make_context_current(window)

    while not glfw.window_should_close(window):
        glfw.poll_events()
        render()
        glfw.swap_buffers(window)

    glfw.terminate()

if __name__ == '__main__':
    main()

A Computação Gráfica é uma área fascinante que está presente em diversos aspectos do nosso dia a dia, desde jogos e animações até visualizações científicas. Compartilhe este artigo com seus amigos que também se interessam por tecnologia e ajude a disseminar o conhecimento sobre Computação Gráfica!

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