Remember to maintain security and privacy. Do not share sensitive information. Procedimento.com.br may make mistakes. Verify important information. Termo de Responsabilidade

Introdução à Programação Orientada a Objetos em C#

Público-Alvo: Iniciantes em programação


A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que se baseia na ideia de organizar o código em objetos, que são instâncias de classes. Esse paradigma permite uma melhor organização e reutilização de código, além de facilitar a manutenção do software. Neste artigo, vamos introduzir os conceitos básicos da POO utilizando a linguagem C#.


Exemplos:
Vamos começar criando uma classe simples em C# para entendermos como funciona a POO. A classe é uma estrutura que define as características e comportamentos de um objeto. Veja o exemplo abaixo:


public class Pessoa
{
// Atributos
public string Nome;
public int Idade;

// Método
public void Apresentar()
{
Console.WriteLine("Olá, meu nome é " + Nome + " e tenho " + Idade + " anos.");
}
}

Neste exemplo, criamos uma classe chamada "Pessoa" com dois atributos (Nome e Idade) e um método chamado "Apresentar" que imprime uma mensagem na tela com o nome e a idade da pessoa.


Agora, vamos criar um objeto a partir da classe "Pessoa" e utilizar o método "Apresentar":


Pessoa pessoa1 = new Pessoa();
pessoa1\.Nome = "João";
pessoa1\.Idade = 25;
pessoa1\.Apresentar();

Neste trecho de código, criamos um objeto chamado "pessoa1" a partir da classe "Pessoa" utilizando o operador "new". Em seguida, atribuímos valores aos atributos "Nome" e "Idade" e chamamos o método "Apresentar" para exibir a mensagem na tela.


A Programação Orientada a Objetos é um conceito fundamental para qualquer programador. Compartilhe este artigo com seus amigos que estão iniciando na programação e ajude-os a entender melhor esse paradigma tão importante.


To share Download PDF